"O Circuito da Copa do Mundo FINA/ARENA de Natação terminou neste domingo, 7/11, com Thiago Pereira campeão da competição.”
“Thiago é o primeiro brasileiro a conquistar o topo do ranking geral do campeonato, assim como na temporada de 2007 foi o primeiro a chegar entre os top três do evento em 25 metros da Federação Internacional de Natação.”
“O nadador brasileiro terminou 2010 com 19 medalhas de ouro e três de prata. Esse número de pódios dourados também é recorde entre os nadadores brasileiros. Antes o maior ganhador do país era Kaio Márcio Almeida, com nove ouros na temporada de 2005/2006".
8 Novembro de 2010 - ABN NEWS
A ARTE DOLCE TEM O ORGULHO DE PRESTAR UMA PEQUENA HOMENAGEM AO NOSSO CONTERRÂNEO, THIAGO PEREIRA, POR TODOS OS INCRÍVEIS E INEDITOS FEITOS NA COPA DO MUNDO DE NATAÇÃO. TIVEMOS O PRAZER DE ESTAR COM ELE E TINHAMOS QUE CONTAR PRA VOCÊS: ELE ADOROUUUUUUU NOSSOS BRIGADEIROS!
E para quem não conhece bem a história do nosso ídolo, vamos contar um pouquinho de sua trajetória.
Thiago Machado Vilela Pereira nasceu no dia 26 de janeiro (ele é aquariano!!) de 1986, em Volta Redonda. Tudo começou quando ainda era pequeno e, com o gosto pela coisa aumentando, começou a nadar no Clube dos Funcionários da CSN, tendo destaque inicial aos 12 anos.
Já no início foram duas medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo em 2003, sendo que iniciou o ano de 2004 com excelente atuação no Campeonato Sul-Americano, disputado em Maldonado no Uruguai. Nos 200m medley, se tornou o 12º nadador mais rápido no ranking de todos os tempos da prova. No Troféu Brasil disputado no Rio de Janeiro no mês de maio, bateu o lendário recorde sul-americano dos 400m medley que pertencia a Ricardo Prado desde os Jogos Olímpicos de 1984.
Em outubro, no Campeonato Mundial de Piscina Curta (25m), disputado em Indianápolis, Estados Unidos, foi campeão dos 200m medley. Foi o primeiro ouro em um Mundial de Curta para o Brasil desde 1997. Também foi bronze nos 100m medley, e ajudou os revezamentos 4X100m livre e 4X100m medley a conquistarem medalhas de prata e bronze, respectivamente. No final do ano, foi agraciado pelo Comitê Olímpico Brasileiro com o Prêmio Brasil Olímpico como melhor nadador do país em 2004. Em 2006, sua maior conquista foi a medalha de bronze nos 400m medley no Campeonato Pan-Pacífico em Victoria, no Canadá.
Nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, conquistou oito medalhas (seis de ouro, uma de prata e uma de bronze) e se tornou o maior ganhador individual de medalhas em uma edição dos Jogos, igualando a nadadora costa-riquenha Silvia Poll (oito medalhas nos Jogos de Indianópolis, em 1987).
Em dezembro de 2007, foi eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro o melhor atleta brasileiro do ano, recebendo o Prêmio Brasil Olímpico.
Hoje, Thiago vive e treina em Los Angeles, Estados Unidos, ao lado dos campeões olímpicos Kosuke Kitajima e Oussama Mellouli.